Quantas vezes você já disse ou escutou alguém dizer que uma determinada situação é simplesmente coisa do destino?
Muita gente acha (e com razão), que o nosso futuro está previamente traçado e que não há meios de modificar isso.
Acontece que tal afirmação está correta, mas não está completa, porque não leva em conta o impacto do Livre Arbítrio.
Assim, ela (a afirmação de que não podemos mudar o futuro) não faz sentido quando examinada à luz da Física Clássica. Porque, de acordo com as equações de Newton, se uma variável for alterada, o resultado também se altera.
Entretanto, se o destino for fixo e imutável, não importa o que façamos no presente, o que estiver previamente traçado se cumprirá no futuro. Ou seja, nós alteramos as variáveis e o resultado permanece o mesmo.
Como explicar esse paradoxo?
Quem fornece a chave do enigma é a mecânica quântica, ramo da física que estuda o comportamento das coisas muito pequenas, como as partículas subatômicas.
Um elétron, por exemplo, pode saltar para diferentes níveis de energia, sem descrever nenhum percurso entre eles. Ou seja, o elétron simplesmente desaparece de um nível e reaparece no outro. Assim, por uma ínfima fração de tempo ele não está em lugar nenhum. É o que os físicos chamam de “Salto Quântico”.
Agora, o que tudo isso tem a ver com o futuro?
O destino não é uma estrada com uma única faixa. Na verdade, ele é uma “nuvem de possibilidades” e se parece mais com uma via composta de muitas faixas de velocidade (como os níveis de energia dos elétrons).
E esta via se ramifica em muitas outras, cabendo a cada um de nós a escolha de qual seguir. Ao longo da vida nós trilhamos a estrada, mas não necessariamente por uma única faixa. Tudo que pode acontecer com você estará em alguma das faixas da estrada do seu destino.
Mas nem tudo que está seu destino vai, necessariamente, acontecer com você. Em outras palavras, o futuro é uma vasta nuvem de possibilidades.
Você não tem como alterar as possibilidades, mas pode escolher entre elas.
Portanto, não é o destino que determina o rumo da nossa vida. O modo como vivemos é que determina nosso futuro.